quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PRA VOCÊ QUE AINDA NÃO CONHECE, CONFIRA A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE

A História de Valença

O atual território do município de Valença, por ocasião do descobrimento do Brasil, era habitado por indígenas tupiniquins, de índole pacifica. Quando D. João III, Rei de Portugal, em 1534, dividiu o Brasil em capitanias hereditárias, aquela área ficou pertencente à capitania de Ilhéus, sob a jurisdição da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu, onde se fez o primeiro povoamento.

Entre as pessoas que vieram povoar o território de nossa cidade, estava Sebastião Pontes, homem rico e de prestigio que já possuía dois engenhos de açúcar no recôncavo baiano. Muitos moradores se estabeleceram nas terras banhadas pelo Rio Uma, com fazendas de cana e mantimentos. Além desses moradores “civilizados”, havia também, na vizinhança do Engenho, uma aldeia subordinada a Sebastião Pontes. Era o senhor Sebastião Pontes homem honrado, porém de gênio ruim, acostumado ir a luta armada.

Fizeram com que Sebastião Pontes fosse embora da ilha que depois levaria o nome de Valença,um homem empreendedor que trouxe prosperidade a Valença, daí foi invadida a região pelos índios aimorés, de índole brava diminuiu o progresso e ficou parada por muito tempo a colonização do território de Valença.

Após sangrentas guerras aos aimorés pelos habitantes do paulista João Amaro Maciel Parente, reencontrou a localidade em fase de progresso, que justificou a proposta do ouvidor da Comarca de Ilhéus, desembargador Baltasar da Silva Lisboa, para a criação de uma vila na povoação de Una. Aprovada a proposta do ouvidor, foi determinada pela Carta Régia de 23 de janeiro de 1799, a criação da Vila de Nova Valença do Santíssimo Coração de Jesus, com território pertencente ao município de Cairu. Ocorreu sua instalação a 10 de junho do mesmo ano, com a presença do dito desembargador que sugeriu a construção da Igreja do Santíssimo Coração de Jesus. Uma vez concluída, tornou-se matriz da freguesia, em 26 de setembro de 1801.

Nesta época começou a extração da madeira que se destinava a construção dos navios da armada real e a área desmatada foi sendo ocupada pelas atividades agrícolas, notadamente a mandioca, arroz de Veneza, café, pimenta do reino e canela.

A denominação Valença foi atribuída, segundo diz a tradição popular, por estes novos moradores, que quando os índios aimorés habitavam não podiam entrar, para os quais a localidade representava a solução para os seus problemas, Terra de Valença, da Salvação. Uma outra versão atribui a escolha deste nome ao conselheiro Baltasar da Silva Lisboa que na intenção de homenagear ao ministro Marques de Valença, elevou o povoado a categoria de vila, em 10 de junho de 1789, dando-lhe o título de Nova Valença.

Por força da Resolução nº 368, de 10 de novembro de 1849, a sede municipal recebeu foro de cidade, sob a denominação de Industrial Cidade de Valença, por possui a primeira Indústria e nessa data é que comemoramos o aniversário de nossa cidade.

Valença hoje é a maior cidade da Costa do Dendê e ao mesmo tempo, uma cidade pesqueira e colonial do século XVI e um dinâmico pólo comercial e de serviços da região. Famosa por seus camarões. Valença conta com um cais do porto onde o casarão tem a beleza de um cartão postal antigo, ofertando aos visitantes um rico patrimônio histórico que convive com os barcos antigos que povoam o Rio Una, que divide a cidade. Três pontes interligam as duas cidades.

Quando abrigou a esquadra do Lord Cochrane, vindo para combater os portugueses em 1823. A atuação nessa luta, ao lado de Cachoeira e de Santo Amaro, foi tão notável que a cidade recebeu o título de “A decidida” como no hino da cidade fala.

Na Segunda Guerra Mundial, Valença entrou em cena, quando submarinos alemães bombardearam os navios Itajiba e Irará, na sua costa. Os passageiros foram salvos pelo saveiro Araripe e os feridos levados para o hospital que funcionava improvisadamente no Prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de Valença, antiga Recreativa, prédio de planta francesa e arquitetura neoclássica. Este mesmo prédio foi o primeiro banco de sangue desta região, fato ocorrido em agosto de 1942. Por este gesto, Valença recebeu o título de “A hospitaleira”.

Decidida, pacífica e hospitaleira, Valença reúne hoje os principais estaleiros da Bahia, onde são construídos barcos, saveiros, veleiros, escunas e até caravelas.

Parabéns Valença pelos seus 160 anos.

NOTA IMPORTANTE

POR MOTIVO DO FERIADO NACIONAL DO DIA 02/11 DIA DE FINADOS, NÃO TEREMOS AULA TAMBÉM NO DIA 01/11 SEGUNDA-FEIRA.

Passeio para o cinema em comemoração ao Aniversário de Valença

ESCOLA EVANGÉLICA A NOSSA TURMA

ALUNO(A): _____________________________________ SÉRIE: _____________

COMUNICADO

EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE VALENÇA, ESTAREMOS INDO AO CINEMA, ASSISTIR UM FILME SOBRE VALENÇA, PARA CONHECERMOS A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE E VEMOS AS MARAVILHAS QUE NOSSA CIDADE POSSUI. ESSA PESQUISA SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA NOSSOS ALUNOS, COM DIREITO A PIPOCA E REFRIGERANTE.

DATA: 05/11/2010- SEXTA-FEIRA

VALOR: R$ 6,00 ( SEIS REAIS) COM DIREITO A ENTRADA NO CINEMA E O TRANSPORTE DE IDA E VOLTA.

HORÁRIO DE AULA NORMAL

PARTICIPE!!




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Falar de política é coisa de adolescente sim...

Temos que nos conscientizar do nosso poder político desde já, então para isso pedi que os alunos do 8º ano construíssem textos falando sobre o que nós brasileiros esperamos da eleição 2010
Leiam os textos abaixo, reflitam e vote no que você achou o melhor, isso vale a nota do teste,
É só escrever eu voto como o melhor texto: o texto 1,2 ou 3 ok, contamos com vocês participem!!! E boa leitura...

TEXTO 01

O QUE ESPERAMOS DAS ELEIÇÕES PARA 2011


AS eleições para presidente estão chegando, já que no primeiro turno escolhemos: os deputados, senadores e em alguns estados, os governadores, que vão ajudar o presidente que será escolhido no dia 31 de outubro a melhorar o nosso país, e esperamos dele melhoras: na área da saúde que está muito precária; na educação, onde faltam escolas e professores capacitados para ensinar as crianças do nosso país; na área do trabalho para que os homens e mulheres possam trabalhar para dar um futuro digno a seus filhos, e não podemos esquecer da segurança, por que muitas pessoas estão morrendo por causa da violência que a cada dia está aumentando por falta de segurança nos bairros. E quando chegar o dia 31 de outubro, quando fomos votar temos que escolher a pessoa mais capacitada para governar o nosso país, pois se é exigido o nosso voto, nós também temos que exigir melhoras para o nosso país.

AUTORES:Manoel e Wendel( alunos do 8º ano da Escola Evangélica A Nossa Turma )

TEXTO 02
O que esperamos do Brasil nas eleições de 2010

Estamos esperando ansiosamente pelo resultado das eleições 2010 para vermos qual será o novo presidente que programará novas leis para melhorar nosso país.
As pessoas não entram na política só por divertimento, a política é uma coisa séria, é um compromisso sério, não só com o país, mas também com quem o habita.
O Brasil tem que melhorar bastante: mais segurança, mais emprego, mais saúde, mais moradia, e nesse caso temos que ser conscientes e escolher um bom governador, um bom senador, um bom deputado e além de tudo um bom presidente.
Antes de votar, veja as propostas dos candidatos, isso ajudará você a fazer uma boa escolha, mas não se iluda com quase tudo.
Você sabe que nós dependemos do presidente e dos deputados para governar nosso país.
Vote consciente, você sabe o que é bom para você e o que é bom para o nosso país.
AUTORES: Augusto Sérgio e Mirella ( alunos do 8º ano da Escola Evangélica A Nossa Turma )



TEXTO 03

O que esperamos do Brasil nas eleições de 2010

No dia 03 de outubro, todos os brasileiros maiores de 16 anos foram as urnas votar para escolher o seu candidato, todos esperando a mesma coisa, que todos eles cumpram com o que prometeram na campanha; todas as propostas e investimentos, tudo que é dito para convencer.
Nessas eleições os brasileiros votaram para: presidente, governador, senador, deputados estaduais e federais; cada um com suas propostas para o Brasil, sempre querendo um país melhor, pelo menos no período das eleições.
Depois das votações, aqui na Bahia haverá o segundo turno para presidente, assim como em todo o país que ficaram para o segundo turno: Dilma do Partido do PT e José Serra do PSDB, pelo índice do IBGE eles estão com 6% de diferença com Dilma na frente.
No final todos nós esperamos a mesma coisa, que o candidato eleito não seja mais um engravatado para nos roubar, esperamos um Brasil melhor, enfim tenha fé Brasil.
AUTORES: KAROLAYNE E LAÍS ( alunos do 8º ano da Escola Evangélica A Nossa Turma )



APOIO: PROFESSORA MARCIA

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

AVISO SOBRE O DIA DOS PROFESSORES

ESCOLA EVANGÉLICA A NOSSA TURMA

COMUNICADO

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR, NÃO TEREMOS AULA SEXTA-FEIRA-15/10.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
Cora Coralina

Dia 15 de outubro dia do Professor, faça uma homenagem para o seu mestre e amigo de todas as horas!

mENSAGEM PARA O DIA DO PROFESSOR







DIA 15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR



HOMENAGEM DA ESCOLA EVANGÉLICA A NOSSA TURMA PARA TODO O NOSSO CORPO DOCENTE, QUE TRABALHAM JUNTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE






O VALOR DE SER EDUCADOR




Ser transmissor de verdades,De inverdades...



Ser cultivador de amor,De amizades.



Ser convicto de acertos,De erros.



sER construtor de seres,De vidas.



Ser edificador.Movido por impulsos, por razão, por emoção.De sentimentos profundos,Que carrega no peito o orgulho de educar.



Que armazena o conhecer,Que guarda no coração, o pesar De valores essenciais Para a felicidade dos “seus”.



Ser conquistador de almas.Ser lutador,Que enfrenta agruras,



Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,Buscando se auto-realizar,



Atingir sua plenitude humana. Possuidor de potencialidades.



Da fraqueza, sempre surge a forçaFazendo-o guerreiro.



Ser de incalculável sabedoria,Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.



É...Esse é o valor de ser educador.
PARABÉNS POR ESSE DOM!!

Homenagem da Escola Evangélica A Nossa Turma para todas as crianças

CRIANÇA, SEMELHANÇA DE JESUS
Já fui sonho, projeto, feto...Hoje sou como o raiar de um novo diaO brotar de uma sementeO desabrochar de uma flor.Sou como uma doce melodiaCom autor e partituraSó preciso que me "toquem" com ternuraPara que eu possa ser gente.Do bem, quero ser sempre contextoNão nasci para ser avessoSou portador de solTrago luzAlegria e esperançaAfinal sou criança,Imagem e semelhança de Jesus!
12 DE OUTUBRO, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS