sábado, 6 de novembro de 2010

Respeito com as mulheres

Vivemos tempos de luta entre classes sociais e igualdade entre os sexos, principalmente na questão trabalhista. É de conhecimento geral que homens e mulheres lutam por diversas questões de trabalho, desde igualdade de salários até mesmo posições no mercado de trabalho. Logo, nada disso é novidade.
O papel da mulher na atual sociedade já não é mais de cuidados domésticos e familiares. A mulher conquistou patamares mais altos nas empresas, conseguiu melhores salários e condições de trabalho e mais respeito quanto ao seu profissionalismo. Ainda que hajam muitos obstáculos a serem vencidos, como o constante assédio sexual, elas cada vez mais se destacam entre nós, homens.
A casa, a família, os filhos e os amigos já não se encontram mais nas obrigações e no topo da lista dos afazeres femininos. Hoje, assim como vem acontecendo de alguns anos para cá, a mulher consegue posições no mercado de trabalho e na sociedade como um todo que antes não conseguia, ao fazer uso de toda sua garra e coragem para enfrentar o preconceito pelo sexo, pelo porte físico e afins.
Porém, como o ser humano é falho em seus atos, existe um lado ruim em toda essa mudança. As mulheres não erraram em lutar por posições melhores no trabalho, igualdade de condições trabalhistas e por mais respeito da sociedade. Mas errou ao continuar sendo a melhor mãe submissa aos filhos, a mesma esposa com medo do marido e a mesma dona-de-casa sem visão do futuro. Muitas dessas respeitosas trabalhadoras não conseguem obter o mesmo respeito em casa que obtêm no trabalho: com isso temos os velhos problemas de violência doméstica. A grande dúvida é o motivo pela qual se deixaram levar pela situação. Uma vez conquistado o respeito devido das pessoas fora do ambiente do ambiente do lar, não existem razão para continuar com o mesmo comportamento submisso em casa.
Questões como essas também devem ser pensadas por aquelas que possuem problemas em seu relacionamento, pois muitas vezes perdemos hoje para ganharmos muito mais amanhã. Não que a vida seja como uma Bolsa de Valores, com seus altos e baixos, mas muitas vezes temos que sacrificar certas coisas em nossas vidas para termos espaço para novas, que ainda estão por entrar.
Em suma, não há razão para não respeitar as profissionais femininas, pois todo ser vivo merece ser tratado com respeito. O que existe são razões para se refletir, pois vale a pena lutar por igualdade e por mais consideração da sociedade, ainda que isso requeira sacrifício

Marcadores: , , julie joice

2 comentários:

rebeca disse...

9eu sou professora e gostei muito do que vcs representaram.

mara disse...

gostei muito